Microchip põe paraplégicos a pedalar

Um grupo de engenheiros biomédicos financiados pelo Engineering and Physical Sciences Research Council britânico(Conselho de Investigação de Engenharia e Ciências Físicas) desenvolveu um microchip que estimula os tecidos musculares de pessoas paraplégicas. O microchip, que tem a dimensão de uma unha de criança, é o primeiro que é pequeno o suficiente para ser implantado directamente na espinal-medula dos doentes.
O microchip, que incorpora numa única unidade os eléctrodos e o estimulador muscular, «consegue estimular um maior número de grupos musculares do que até agora a tecnologia possibilitava, já que pode ser implantado junto à espinal-medula», afirmou à BBC o coordenador da investigação.
Andreas Demosthenus, da University College de Londres, explicou ainda que um maior número de músculos estimulados significa, no caso dos paraplégicos, que o estímulo é suficiente «para lhes permitir fazer com as pernas os movimentos de pedalar ou de remar».
Para além do estímulo aos músculos das pernas, este tipo de microchip pode ser utilizado na regeneração de outras funções. Por exemplo, para estimular os músculos da bexiga, para resolver problemas de incontinência ou para estimular os músculos que controlam o funcionamento dos intestinos e para suprimir movimentos espasmódicos.
A equipa do EPSRC reforçou que o ponto-chave do desenvolvimento daquele microchip foi a possibilidade de o construir em dimensões tão reduzidas.

Uma resposta to “Microchip põe paraplégicos a pedalar”

  1. […] http://pt.wordpress.com/tag/saude/ This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink. ← Um milhão de euros para fardamento no S. João […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: