Subida do mar ameaça Aveiro

      A subida do nível do mar, em consequência das alterações climáticas, está a processar-se a um ritmo maior do que o previsto. As estimativas anteriores não contaram com a fusão das massas de gelo da Gronelândia e da Antárctida, que vieram agravar o cenário.
     

       Segundo um estudo ontem publicado, na revista ‘Nature Geoscience’, a costa Leste dos Estados Unidos será a zona mais afectada, colocando em risco a cidade de Nova Iorque no ano 2100. Em Portugal, Aveiro é o caso mais complicado, mas toda a zona costeira corre riscos, considera o investigador Filipe Duarte Santos. “O valor mais provável para Portugal é uma subida de um metro em 2100, o que vai provocar inundações mais frequentes em zonas baixas como a ria de Aveiro, que é o caso mais complicado”.                                                                                                                          

      O especialista alerta para o risco que correm todas as praias encastradas entre arribas, como a praia da Adraga ou a praia Grande, em Sintra. Já os Açores e a Madeira não terão tantos problemas. Entre os países africanos de língua portuguesa, Moçambique é o mais vulnerável. Duarte Santos diz que é necessário agir de imediato.

      O cientista calcula que, no final do século, “entre 200 e 500 milhões de pessoas serão afectados” a maioria nos países pobres: “Os americanos terão capacidade para proteger Nova Iorque ou a Florida, mas no Bangladesh isso não será possível. É provável que essas populações tenham de emigrar. Resta saber para onde irão.”

Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=6790984A-CAD1-4AA1-B3D6-EF63D95CA4CA&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Anúncios

Uma resposta to “Subida do mar ameaça Aveiro”

  1. […] Leggi l’articolo completo… Category: ambiente You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. Both comments and pings are currently closed. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: