GPL Auto é o uso do gás de petróleo liquefeito (GPL), também chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP) como combustível automotivo.

História:

Desde os anos 1970 que o GPL tem vindo a desenvolver-se como alternativa aos tradicionais combustíveis rodoviários. Actualmente circulam em Portugal cerca de 40 mil automóveis a GPL-Auto e mais de três milhões na Europa. No Brasil seu uso foi proibido para uso veicular devido aos subsídios aplicados para fins domésticos, nos automóveis admite-se apenas o uso de gás natural.

Por essa razão é actualmente o mais importante dos combustíveis alternativos e, em Portugal seguramente o mais barato (a preços de agosto de 2007 é cerca de 45% mais barato que o gasóleo e 55% mais barato que gasolina).

Desvantagens:

Algumas instalações de GPL Auto, nomeadamente de depósitos cilindricos, podem eliminar uma parte substancial do espaço disponível na mala.

Nos kits aspirados (para carros a carburador) é normal que ocorra uma ligeira perda de potência no automóvel (cerca de 10%), já nos kits de injecção sequencial (para carros de injecção) não existe perda perceptível de potência. O consumo tem um aumento entre 5% e 15% em relação ao consumo a gasolina.

Em Portugal é proibido o estacionamento de automóveis com instalações GPL em garagens subterrâneas.

Estatísticas:

Alguns valores aproximados da utilização de veículos com instalação GPL:

Holanda – 900.000 veículos
Itália – 1.750.000 veículos
Espanha – 50.000 (só é permitida a instalação em transportes público)
França – 500.000
Bélgica – 50.000
Polónia – 350.000
Portugal – 40.000

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