Vírus infectou 10 milhões de computadores

O Conficker é um virus que infecta discos rígidos externos e pastas partilhadas e já atingiu, desde Novembro, cerca de 10 milhões de computadores em todo o mundo, sendo considerado no meio informático como um dos mais virulentos até hoje.O Conficker, também conhecido por Downadup ou Kido, está a originar alertas dos observatórios de segurança digital em todo o mundo, porque nenhum vírus informático conseguiu infectar tantos computadores nos últimos quatro anos, registando nos últimos dias um aumento da propagação.
Até agora, o Conficker, a circular desde Novembro, conseguiu afectar cerca de 10 milhões de computadores, uma virulência que não se verificava desde os tempos do vírus Sasser ou Bluster (Blaster), em 2005.
O Conficker propaga-se através de três vias, a mais problemática e mais difícil de controlar das quais é através das memórias externas USB, como discos externos, pen-drives ou leitores de MP3.
Enquanto o computador detecta que se ligou ao computador um dispositivo externo, o vírus salta directamente para o mecanismo, de forma que infecta o equipamento seguinte a que ele for ligado.
Outra das vias de contágio do vírus é através de uma falha na segurança do Windows, que o Conficker aproveita para se colar aos computadores e inutilizar certas funcionalidades da máquina.
Num primeiro momento o utilizador pode apenas notar uma certa lentidão no seu PC, mas o seu computador converte-se num foco de infecção.
Para fazer face a esta falha de segurança, a Microsoft publicou em Outubro de 2008 uma forma de a corrigir que é possível instalar automaticamente através da Internet.
A terceira via de infecção do Conficker é através dos arquivos partilhados em rede pelas empresas.
O vírus detecta estes arquivos comuns a vários departamentos instala-se neles e infecta quem a eles aceder.
Para evitar esta forma de propagação basta ter um poderoso antivírus actualizado e e instalar o patch MS08-067 que a Microsoft disponibiliza na sua página.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: