Cimeira Ibérica: Operador do Mercado Ibérico de Energia criado até 15 de Junho

Zamora, 22 Jan (Lusa) — Os governos de Portugal e Espanha acordaram hoje a constituição definitiva no Operador do Mercado Ibérico de energia, que deverá ser presidido por José Carvalho Netto e integrará os dois organismos operadores nacionais até 15 de Junho de 2009.A decisão, tomada na Cimeira Ibérica realizada esta manhã em Zamora, foi acompanhada da criação de um grupo de trabalho conjunto para acompanhamento deste processo.
Os dois governos vão agora propor o nome de José Carvalho Netto às sociedades gestoras.
No encontro foi analisado o andamento dos trabalhos de reforço da interligação eléctrica, tendo os governantes constatado que eles “prosseguem sem problemas”, estando previsto chegar a uma capacidade instalada de 3000 MW em 2014.
A cimeira permitiu ainda lançar o projecto de interligação de gás entre Viseu e Zamora, ao mesmo tempo que foi criado um grupo de trabalho para a harmonização reguladora entre os dois países.
Foi assinado um protocolo entre os organismos de gestão das reservas estratégicas de petróleo no sentido de dar o último passo do acordo para a manutenção recíproca de reservas.
Para uma melhoria dos acessos rodoviários entre Portugal e Espanha, foi subscrito um protocolo para avaliar as soluções de traçado que permitam concretizar a ligação transfronteiriça Castelo Branco — Plasência.
Não foi ainda assinado um memorando de entendimento entre as autoridades aeronáuticas e de navegação aérea dos dois países mas saiu desta cimeira uma Declaração Conjunta onde se incentiva as partes envolvidas a “prosseguirem com as negociações e a assinarem com a brevidade possível” o documento.
Em compensação, foi acordado um quadro de colaboração que visa a disponibilização mútua de dados no domínio da qualidade do ar e a criação de condições para o apoio e promoção da investigação que permita prevenir e reduzir a contaminação atmosférica.
Um outro memorando de entendimento estabelece a cooperação transfronteiriça nas áreas classificadas do Tejo Internacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: