Condenados a 22 e 18 anos e meio dois homens que mataram outro com 13 facadas

Braga, 16 Jan (Lusa) – O Tribunal de Braga condenou hoje, a 22 e a 18 anos e seis meses de prisão, dois arguidos, acusados da morte, com 13 facadas, de um homem de Felgueiras a quem roubaram 170 euros.
O Colectivo de Juízes da Vara Mista considerou-os culpados dos crimes de homicídio qualificado, roubo agravado e sequestro.
Na leitura do acórdão, o tribunal realçou “a extrema crueldade” usada no crime e o facto de os seus autores terem deixado a vítima a sangrar “em morte lenta”, depois de a abandonarem num monte dos arredores de Braga.
Os dois homens ficaram, ainda, obrigados a pagar cerca de 300 mil euros de indemnização à família da vítima, à viúva e à única filha do casal.
O tribunal condenou o arguido Emídio às penas parcelares de 19 anos, por homicídio qualificado, seis anos, por roubo agravado e um ano e seis meses, por sequestro. Em cúmulo jurídico, condenou-o a 22 anos de prisão.
O arguido Inácio foi condenado a 17 anos, por homicídio qualificado, a quatro anos e seis meses por roubo qualificado e a um ano e três meses, por sequestro. Em cúmulo jurídico, condenou-o a 18 anos e seis meses de prisão.
Os juízes deram, ainda, como provada a prática de um crime de dano qualificado, por ter ficado provado que incendiaram o carro da vítima, mas não os condenaram, dado que não foi apresentada queixa.
Os dois homens ficaram ainda obrigados a devolver à segurança Social uma quantia próxima dos seis mil euros, a título de subsídios de funeral e outros, entregues à família da vítima.
Segundo a acusação, o crime foi particularmente bárbaro, já que os agressores – ambos presos preventivamente – golpearam a vítima na testa e em várias partes do corpo, tendo-lhe, também, batido com uma bola de bilhar embrulhada numa meia.
O caso envolve um terceiro suspeito, de nome Rogério Monteiro, que se encontrava “a monte” e que foi recentemente detido pela Polícia Judiciária de Braga, na Póvoa de Varzim, para ser julgado no caso, ainda que separadamente.
Os alegados autores do crime Emídio, Inácio e Rogério, com idades entre os 22 e os 33 anos, têm todos o apelido Monteiro e residem em Felgueiras.
Os três terão obrigado, em 14 de Julho de 2007, a vítima, Gaspar Teixeira Magalhães, a deixá-los conduzir o carro em que se deslocava, e acabaram por lhe tirar o cartão Multibanco.
O tribunal concluiu que, dado que se recusou a indicar o respectivo código do cartão bancário, os três arguidos desferiram-lhe vários golpes com navalhas em diversas partes do corpo ao mesmo tempo, o que o forçou a fornecê-lo.
Depois de levantarem 100 euros numa caixa ATM em Felgueiras e de lhe roubarem os 70 que trazia na carteira, conduziram a viatura – com o dono no banco de trás – até à cidade de Braga, na zona de Gondizalves, no chamado monte da “Amarela”.
“Nesse local, e em conjugação de esforços, bateram-lhe várias vezes na cabeça com uma bola de bilhar envolvida numa meia e golpearam-no novamente em várias partes do corpo com um objecto de natureza cortante”, concluiu o Ministério Público (MP).
De seguida, acrescenta o MP, abandonaram-no num local isolado do monte, “assegurando-se, assim, de que a vítima não seria encontrada logo após o abandono”.
Regressaram, então, a Felgueiras onde, “para fazer desaparecer todos os vestígios”, incendiaram a viatura da vítima, avaliada em 6.350 euros.
O cadáver de Gaspar Teixeira Magalhães foi encontrado, no dia seguinte, na Amarela.
O relatório da autópsia indica que os alegados assassinos deram 13 facadas na vítima e agrediram-na com a bola de bilhar, tendo sido essas as causas directas da morte.
Um dos arguidos, Emídio, é reincidente e encontrava-se em liberdade condicional já que foi condenado em 2005 pela prática de um crime de homicídio simples, na forma tentada, e pelos crimes de furto qualificado e detenção de arma proibida.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: