Cessar-fogo em Gaza: EUA e Israel assinam acordo

Ver imagem em tamanho realOs Estados Unidos e Israel vão assinar um acordo destinado a impedir o contrabando de armas para o Hamas em troca de um cessar-fogo na Faixa de Gaza, anunciou a secretária de Estado norte-americana.“O memorando de entendimento que a ministra (dos Negócios Estrangeiros israelita, Tzipi) Livni e eu vamos assinar deve ser visto como um dos elementos facilitadores de um cessar-fogo duradouro, um cessar-fogo que possa realmente manter-se”, disse Condoleezza Rice aos jornalistas.
“Como sabem, há um determinado número de condições que têm de ser satisfeitas para que um cessar-fogo seja duradouro. Entre elas, a necessidade de fazer alguma coisa acerca do contrabando de armas e do potencial rearmamento do Hamas a partir de outros locais, incluindo o Irão”, acrescentou.
A chefe da diplomacia norte-americana disse que o acordo será assinado durante a visita que Tzipi Livni faz hoje a Washington e manifestou a expectativa de que alguns países europeus venham a assinar acordos bilaterais semelhantes com Israel.
“Encaramos isto como parte de um esforço internacional mais alargado para a troca de informações sobre carregamentos de armas”, disse Rice.
Condoleezza Rice disse esperar que um cessar-fogo se concretize “muito, muito em breve”, mas que não pode assegurar que venha a acontecer antes da tomada de posse do Presidente eleito, Barack Obama, terça-feira.
“O calendário norte-americano não é importante. Temos muito trabalho a fazer, mas espero, naturalmente, que possamos pôr fim (ao conflito) muito, muito em breve”, disse.
Sobre o memorando a assinar com Israel, o porta-voz da secretária de Estado norte-americana, Sean McCormack, precisou depois que o documento tem cerca de duas páginas e meia e define “um quadro muito geral, suportado por vários entendimentos”. Entre estes, citou a promessa norte-americana de “recursos e tecnologia necessários para cumprir a sua parte”, num acordo em que “o elemento essencial é inibir a capacidade do Hamas de se rearmar”.
Israel tem exigido como condições para um cessar-fogo a cessação total dos lançamentos de foguetes contra território israelita e um embargo de armas eficaz ao movimento que controla a Faixa de Gaza.
O exército israelita iniciou uma operação militar na Faixa de Gaza a 27 de Dezembro, em resposta ao lançamento de foguetes contra Israel por grupos armados palestinianos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: