Roda dos alimentos e dicas para comeres melhor

 A alimentação é tão importante que há muita gente que acredita que nós somos o que comemos. Aqui podes tirar algumas ideias para comeres melhor

É essencial variar os alimentos, comer várias vezes por dia e beber muita água
Uma boa alimentação ajuda-te a crescer saudável e a resistir melhor às doenças. A qualidade e a quantidade dos alimentos que comemos são o teu combustível e fazem com que os vários mecanismos do teu corpo funcionem o mais correctamente possível.

Os alimentos são substâncias orgânicas ou inorgânicas sem as quais nenhum organismo pode sobreviver.

Dicas para comeres bem:
· Participa nas compras e na preparação da comida. Assim aprendes a reconhecer e a mexer nos alimentos. Como ficas a conhecer mais alimentos, vais concerteza comer uma maior variedade;

· É proibido, proibir. Não te proíbas de comer doces, bolos, gomas, aperitivos e sobremesas. Se fizeres isto, só vais ficar ansioso e com mais vontade de os comer. Tenta, por outro lado, reduzir a dose e acalmar a tua ânsia de comer estas coisas com lanches saudáveis, como iogurtes, frutas, cereais com leite, uma sandes vegetal com pão integral. O segredo é comer de tudo, mas sem abusos. É tudo uma questão de medida: comer hambúrgueres, por exemplo, uma vez ou outra, não faz mal. Mas comê-los por hábito faz mal à tua saúde;

· Não deixes que a comida se torne um prémio ou um castigo. Por exemplo, se fores para a cama sem comer nada, não vais ficar bem e vais estar sempre a pensar em comer. Se receberes determinados alimentos porque te portaste bem, poderás associá-los a alimentos mais valiosos do que outros. Isto cria uma relação confusa com a alimentação;

· Toma um bom pequeno-almoço. Não fiques em jejum muito tempo. Tenta variar esta refeição e incluiu diversos grupos de alimentos. Por exemplo: um copo de leite ou equivalente lácteo, uma sandes, um sumo ou um pouco de fruta e uma tigela de cereais.

· Faz mais refeições, mas come menos e cada uma delas. Não concentres a tua fome nas três refeições principais. Podes fazer cinco refeições: pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, almoço, lanche a meio da tarde e jantar. Isso evita que se passe muito tempo entre cada uma das refeições e surjam pontadas de fome que te levem a comer qualquer coisa só para «matar o bicho»;

· Bebe muita água diariamente;

· Come com calma e saboreia os alimentos.

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