Património:Câmara de Guimarães recupera antigo palacete para quando cidade for Capital Europeia da Cultura

Guimarães, 14 Jan (Lusa) – A câmara de Guimarães, com o apoio do Ministério da Cultura, vai recuperar um antigo palacete para receber exposições em 2012, quando a cidade for Capital Europeia da Cultura, anunciou hoje a secretária de Estado.
“Obviamente que o Ministério da Cultura está a trabalhar para que o projecto siga o mais rapidamente possível”, disse, esta tarde, em Guimarães, a secretária de Estado da Cultura referindo-se à Capital Europeia da Cultura 2012.
Maria Paula Fernandes dos Santos esteve no Museu de Alberto Sampaio (MAS) na apresentação do projecto arquitectónico de um edifício no centro histórico de Guimarães, adquirido pela autarquia local, para acolher espólio do MAS.
“É um dos raros casos em que a câmara teve de expropriar um edifício, mas o museu precisa de espaço e o centro histórico tem de ser, cada vez mais, valorizado”, referiu António Magalhães, o presidente da autarquia local.
O Museu de Alberto Sampaio localiza-se no espaço de um antigo mosteiro do século X, em pleno centro histórico.
No novo edifício, afastado do actual museu uma centena de metros, Isabel Fernandes, a directora do MAS, pretende colocar reservas, acervos e criar salas para trabalho com o público, bem como exposições.
“Quando, em 1928, o museu foi criado não havia necessidade de espaços para funções actualmente imprescindíveis a qualquer museu”, salientou Isabel Fernandes.
O edifício, na Praça de Santiago, a principal praça de um conjunto considerado pela UNESCO, Património da Humanidade, teve várias utilizações.
De habitação familiar, o palacete passou a ser usado como centro de saúde.Agora, em ruínas, vai receber obras de restauro e beneficiação durante 15 meses.
“A câmara quer a obra pronta antes de 2012, queremos tudo pronto no início de 2011 para estar tudo preparado para receber a Capital Europeia da Cultura”, frisou o presidente da autarquia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: