Frio: Protecção civil identifica 30 situações de risco em Lisboa

As equipas de protecção civil que estão a ajudar a população a proteger-se do frio, no âmbito de uma campanha de proximidade em Lisboa, já identificaram cerca de 30 situações de risco, disse um responsável desta operação.
A campanha de proximidade está em curso desde as 09:00 de quarta-feira e visa minimizar os efeitos das baixas temperaturas, informando a população sobre as medidas de auto-protecção a adoptar, explicou o director do departamento de protecção civil do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL).
Víctor Vieira adiantou que, além da distribuição de folhetos com recomendações, as equipas têm ainda a função de identificar situações de maior vulnerabilidade.
“Normalmente, são pessoas idosas, isoladas e sem apoio familiar, que vivem em casas com más condições de habitabilidade. Esses casos são reportados à central de protecção civil e encaminhados para a Santa Casa da Misericórdia. Foram identificadas entre 25 a 30 situações desde ontem”.
No total, foram contactadas 700 a 800 pessoas, na rua e em casa.
Os dez grupos que estão a desenvolver esta campanha incluem 200 elementos pertencentes a várias entidades: RSBL, Polícia Municipal, corporações de bombeiros voluntários e voluntários de algumas juntas de freguesia.
As equipas estão distribuídas de acordo com as áreas de influência dos quartéis dos bombeiros e percorrem “áreas mais vulneráveis à pobreza e onde residem mais idosos, sobretudo no casco histórico”.
De acordo com Victor Vieira, as equipas vão estar na rua até ao final do dia de hoje.
“Depois avaliaremos se há necessidade de prolongar a sua acção no tempo”, acrescentou.
A vaga de frio, que deve continuar até sábado, levou a câmara municipal a criar também uma linha de emergência (através do número 213944481) e a accionar um plano de contingência para os sem-abrigo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: