A influência do frio no nosso corpo!

frioQuando o tempo arrefece, o nosso corpo reage de várias formas à perda de calor. Fonte: Visão Júnior nº55

Nariz vermelho- Quando o ar fica muito frio, é enviado mais sangue para o nariz, para aquecer o ar que respiramos.Por isso, ficamos com a ponta do nariz vermelha!

Pingos no nariz- Geralmente, o muco que produzimos é empurrado para a garganta por umas pequenas escovas, chamadas cílios.Com o frio, os cílios ficam rígidos e deixam o muco escorrer pelo nariz abaixo.

Pele seca- As glândulas que produzem gordura para proteger a pele funcionam pior com o frio. Por isso, a pele fica mais seca e os lábios chegam a rachar.

Pele de galinha- Com o frio, os músculos que existem à volta das raízes dos pêlos contraem-se e levantam os pêlos, criando uma camada de ar quente junto ao corpo.Isto funciona melhor em animais com mais pêlos do que nós.

Arrepios e tremuras- Quando o nosso corpo arrefece, o cérebro diz aos músculos para tremerem. Assim produzem calor para aquecer o organismo.

Mãos e pés gelados- Com o frio, os vasos sanguíneos nas extremidadesd do corpo contraem-se e chega menos sangue quente às mãos e pés.Estas partes do corpo ficam geladas e pálidas.Se esfriam demasiado, podem até ficar em ferida.

Curiosidade: A temperatura no interior do corpo humano é de 37ºC. O calor produzido nas nossas células e músculos espalha-se pelo corpo através da corrente sanguínea.As extremidades( mãos, pés, orelhas, cara, nariz) são as primeiras a enregelar. O cérebro perde cerca de um quinto do calor do corpo.

3 Respostas to “A influência do frio no nosso corpo!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: