Nokia deixa o mercado de celulares do Japão

A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, informou nesta quinta-feira que deixará de vender aparelhos móveis no Japão, a exceção da sua marca de luxo Vertu, pondo fim a sua luta para ampliar a presença na segunda maior economia do mundo.

A empresa finlandesa havia dito anteriomente que cortaria custos a espera de uma contração nas vendas mundiais de celulares no próximo ano, causada pela crise econômica.

O Japão é o quarto maior mercado de telefonia celular do mundo, atrás dos EUA, China e Índia. No entanto, apenas uma pequena parte das vendas no país são da Nokia, que não conseguiu atrair clientes com seus produtos, que preferem modelos japoneses mais sofisticados.

– No atual clima econômica mundial, concluímos que a continuação de nossos investimentos em produtos localizados par ao Japão não são mais sustentáveis – explicou em comunidade Timo Ihamuotila, vice-presidente executivo da Nokia.

Ele afirmou ainda que os negócios da Nokia no Japão se concentrarão em pesquisa, desenvolvimento e abastecimento para o mercado mundial, além de projetos específicos como a marca Vertu.

A maioria dos telefones móveis utilizados no Japão tem acesso a redes 3G e funções de TV móvel e pagamentos eletrônico, o que dificulta a entrada de fabricantes estrangeiras que tentam competir com os dispositivos domésticos.

– A Nokia está enfrentando problemas de resultados no mundo inteiro, e essa medida mostra que o Japão é um mercado de baixa prioridade, num momento em que a empresa está reforçando suas operações mundiais – comentou o analista Michito Kimura, do IDC Japão – A decisão não me surpreende – acrescentou ele.

A Nokia possui cerca de 40% do mercado mundial de celulares e pretendia chegar aos dois dígitos de participação no Japão. A empresa, no entanto, cresceu apenas 0,3% no último ano, segundo o jornal Nikkei. Com isso, resolveu fixar suas atenções na marca Vertu, de aparelhos de luxo fabricados artesanalmente, que incluem até mesmo pedras preciosas e podem custar até US$ 130 mil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: