Álcool afecta jovens entre os 20 e 30 anos

wcayw1dl1ca5zr8jccagbjasicats13bvcatcsmvlca4iqa9acaaqvkqjcapcmxyocabefg3gca3hwc6mcas7x2z8ca3cz1paca1wc3znca9i61x2ca4c7tl5canubk4tcac910i1cah9y0c7O número de jovens entre os 20 e os 30 anos com problemas de alcoolismo disparou na última década. “E não é um problema circunscrito a determinado extrato social”, garantiu ao JN Célia Franco, médica psquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, que recebe cerca de mil doentes novos por ano, quase todos “já em estado muito grave”.
O novo perfil do alcoólico dependente foi traçado ontem, no IV Congresso Nacional da Psiquiatria, que decorre no Luso até depois de amanhã. “A dependência ao álcool registou uma mudança de padrão. Há uma década os alcoólicos dependentes tinham entre 40 e 50 anos. Hoje estão na casa dos 20/30 anos e o consumo tem como objectivo obter um estado alterado de consciência”, acrescentou a especialista. “Na origem desta dependência estão factores sociais, hábitos instalados que têm a ver com a integração no grupo, ainda na adolescência ou na universidade. Quando estas pessoas nos procuram, já têm um problema real.”
O processo de recuperação “pode ser moroso, complexo, sobretudo se não for detectado antecipadamente e se o doente não aderir bem ao tratamento”. Aoproblema do álcool acresce, habitualmente, afirma Célia Franco, “a associação à cannabis, o que provoca perturbações graves, como a violência, agressividade”.
E alerta: “É um mito as pessoas acharem que a cannabis é inocente”. O tabagismo constitui um problema de dependência, com incidência forte na puberdade, onde tudo começa. O consumo da nicotina nesta fase pode ser um forte indicador de futura psicopatologia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: