Sessão de sensibilização sobre o vírus do papiloma humano

vacinaDecorreu na escola no dia 30 de Outubro uma sessão sobre o vírus do papiloma humano, orientada pelas enfermeiras Eugénia Lindeza e Luísa Gomes do Centro de Saúde do Fundão, onde estiveram presentes as turmas do 8º ano da escola. Nesta sessão foi dada uma explicação sobre os tipos de vírus, os seus efeitos e a necessidade da vacinação para este vírus.

A seguir encontrará uma síntese disponibilizada pelas enfermeiras sobre este vírus.

VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO

Sessão de sensibilização

O Vírus do Papiloma Humano é um parasita celular, por ser incapaz de realizar todas as funções vitais necessita de um animal, planta ou bactéria para desenvolver e multiplicar-se. Na reprodução qualquer modificação do seu DNA ou no RNA provoca uma mutação, gerando novos tipos de vírus.

O Vírus Papiloma Humano é o nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de 200 tipos diferentes, dos quais cerca de 40 infectam preferencialmente, os genitais femininos e masculinos tal como as áreas perianais. sessao_papilomaDe acordo com o seu potencial oncogénico, os HPV podem ser classificados como vírus de baixo risco ou de alto risco. Dos cerca de 15 HPV de alto risco, os genótipos 16 e 18 são responsáveis por 70% a 75% dos casos de cancro do colo do útero. Os HPV de baixo risco estão associados ao desenvolvimento de verrugas genitais. Em 90% destas situações são identificados Os HPV tipo 6 e 11, não existindo diferenças entre sexos.

A infecção por HPV é muito frequente, mas a maioria dos casos é transitória e auto limitada, devido à resposta imunológica do indivíduo. Ao fim de 1 a 2 anos, 80% dos casos de infecção resolve-se espontaneamente. Nos restantes 20% a infecção torna-se persistente e, destes, cerca de 1% evolui para cancro.

A infecção por HPV é actualmente, a mais frequente das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Cerca de 50% dos casos ocorrem entre os 15 e os 25 anos de idade.

Os tipos de cancro que estão em alguma medida associados ao HPV incluem os cancros do ânus, pénis, vulva e colo uterino. Destes o cancro do colo do útero é o mais importante, no sentido em que foi aquele que se encontrou uma maior taxa de correlação com a infecção a HPV.

A vacinação universal de rotina com a vacina H.P.V. tem como objectivo a prevenção de infecções por Vírus do Papiloma Humano e a diminuição, a longo prazo, da incidência do cancro do colo do útero.sessao_papiloma2

População Alvo:

Ø Indivíduos do sexo feminino;

Ø Até 31 de Dezembro de 2008 serão vacinadas as jovens nascidas em 1995;

Ø Até 31 de Dezembro de 2009 serão vacinadas as jovens nascidas em 1996 e em 1992;

Ø Até 31 de Dezembro de 2010 serão vacinadas as jovens nascidas em 1997 e em 1993;

Ø Até 31 de Dezembro de 2011 serão vacinadas as jovens nascidas em 1998 e em 1994;

Ø A partir de 2011 serão vacinadas, todas as jovens que completem 13 anos de idade no respectivo ano civil.

Esquema vacinal:

Ø 1.ª Dose administrada quando a jovem se dirige ao centro de saúde

Ø 2.ª Dose administrada 2 meses após a primeira dose;

Ø 3.ª Dose administrada 6 meses após a primeira dose

Notas:

Ø A vacina é gratuita;

Ø É administrada no centro de saúde da área de residência;

Ø A jovem deve fazer-se acompanhar do Boletim de Vacinas;

Ø Os jovens do sexo masculino não estão abrangidos pela vacina gratuita mas poderão ser vacinados (a partir dos 9 anos de idade) basta adquirirem a vacina numa farmácia com a receita médica e dirigirem-se ao centro de saúde da área de residência.

ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2008

JOVENS DO SEXO FEMININO DE 1995 NÃO PERCAM A OPORTUNIDADE DE SEREM VACINADAS CONTRA UM VÍRUS QUE MATA POR ANO MILHARES DE MULHERES EM TODO O MUNDO

Enf.ªs

Eugénia Lindeza

Luísa Gomes

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: