Descoberto na Roménia templo dedicado ao deus persa Mitras.

Arqueólogos de Alba Julia, antiga Apulum (Transilvânia), descobriram um templo com quase 2000 anos, mas em bom estado de conservação, dedicado ao deus persa Mitras, venerado também no Império Romano, segundo a EFE.
O santuário, que data da primeira metade do século II d. C., foi descoberto de modo acidental durante a construção de um hotel no centro da localidade, disse à imprensa o director adjunto do Museu Nacional da União de Alba Julia, Constantin Inel.Inel afirmou que os investigadores tinham indícios da existência de um templo de Mitras desde que, em 1921, quando se construía uma grande catedral ortodoxa, foi encontrado um santuário dedicado a este deus.

O arqueólogo afirmou que os muros foram conservados em muito bom estado, bem como uma inscrição dedicada a Mitras e outras duas dedicadas aos tradicionais acompanhantes do deus, junto a altares de pedra. Foi também desvelada uma sala sem janelas na qual se afirma que era realizada uma misteriosa cerimónia de iniciação.

As investigações continuarão até todo o templo ser escavado, sendo depois conservado na cave do hotel. Este será o primeiro templo de Mitras aberto ao público na Roménia.

O culto ao deus persa do Sol, Mitras, espalhou-se pelo Império Romano através da Ásia Menor, sobretudo a partir do século I d. C.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: