Astrónomos fotografam planeta em torno de estrela semelhante ao Sol

Astrónomos da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciaram na segunda-feira que captaram aquela que acreditam ser a primeira fotografia de planeta a girar em torno de uma estrela muito parecida com o Sol. Os cientistas utilizaram o telescópio Gemini North, no Havai, para fotografar o planeta, que tem um tamanho próximo de Júpiter, mas possui cerca de oito vezes mais massa e uma temperatura estimada em 1.500º C.

Segundo David Lafrenière, um dos três astrónomos responsáveis pela descoberta, serão necessários dois anos de observação para confirmar se o planeta fotografado realmente orbita a estrela, designada pelo código 1RXS J160929.1-210524.

O planeta e a sua provável estrela, que tem 85% da massa do Sol, situam-se na Via Láctea, a cerca de 500 anos-luz da Terra.

A estrela situa-se a uma distância do planeta cerca de 10 vezes superior à que separa Neptuno – o mais periférico dos oito planetas do Sistema Solar – do Sol.

A grande distância entre o planeta e a estrela representa um desafio para os modelos científicos sobre a formação de planetas, de acordo com os astrónomos.

O trabalho que proporcionou a descoberta do novo planeta insere-se num levantamento de mais de 85 estrelas jovens formadas há cerca de cinco milhões de anos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: