Porque é os cães têm olhos verdes nas fotos?

Este fenómeno não acontece só com os cães, mas também com gatos, leões, texugos e muitos outros animais quando tiramos uma foto com flash num local de baixa luminosidade. É o mesmo processo que ocorre quando uma pessoa sai com os olhos vermelhos numa foto.

A diferença de cor é explicada por estruturas de olhos diferentes. Nos seres humanos, a luz do flash penetra no balão ocular através da retina e reflete-se na parede posterior do olho, mostrando a cor avermelhada que vem da irrigação sanguínea dessa parte do olho.

Alguns animais, como os cachorros, têm uma membrana situada na parte interna do olho chamada Tapetum Lucidum, que reflete a luz que passa pela retina dentro do olho, fazendo com que passe duas vezes pela retina. Alguma luz refletida pelo Tapetum Lucidum não é captada pelos receptores retinianos e é refletida para fora das pupilas.

A estrutura permite que os animais tenham melhor visão em locais poucos iluminados ao dar a hipótese da retina absorver a luz duas vezes. O Tapetum Lucidum é brilhante e pode ter várias cores, como verde, amarelo ou azul.

Os gatos siameses não têm esta membrana, e seus olhos poderão aparecer vermelhos nas fotos. Este fenômeno também pode ser percebido quando, no escuro, os olhos dos cães são iluminados por uma lanterna.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: