Maior reserva orangotangos do mundo desaparecerá em 3 anos.

A maior reserva de orangotangos do mundo, em Kalimantan (ilha de Bornéu, Indonésia), desaparecerá em três anos devido ao aumento das plantações de óleo de palma, denunciou hoje a organização não-governamental “Orangutan Protection”.
A organização não-governamental (ONG) indicou que a exploração das florestas tropicais naquela região reduziu a população de símios para cerca de 20.000, quando em 2004 ainda eram 31.300. 

Há dez mil anos atrás, os orangotangos, os segundos maiores primatas, existiam em todo o Sudeste Asiático até o Sul da China, sendo que actualmente as florestas tropicais nas ilhas de Samatra e Bornéu (Indonésia)constituem um dos seus últimos habitats naturais no planeta.

Hardi Baktiantoro, responsável da “Orangutan Protection”, sublinhou que, desde 2004, cerca de 5.000 orangotangos morrem todos os anos na região, assegurando que esta espécie extinguir-se-á em 2011 se o Governo indonésio não a proteger do corte ilegal das florestas, plantações de palma e caça furtiva.

O responsável denunciou que as autoridades indonésias, em vez de protegerem a fauna da região, planeiam criar uma plantação de palma – usado na produção de biodiesel – de 4.450 quilómetros quadrados no meio da floresta tropical.

A desflorestação (legal e ilegal) para a criação de plantações de palma representa actualmente a principal ameaça para estes primatas, uma vez que centenas de hectares de floresta tropical são queimados anualmente, denunciam várias organizações internacionais.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, anunciou em Dezembro passado uma iniciativa para salvar os orangotangos durante a conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, em Bali, mas não obteve o apoio político necessário.

No ano passado, a Indonésia entrou no livro de recordes do Guiness como o país que mais depressa faz desaparecer as suas florestas tropicais, uma vez que, nos últimos anos, foram destruídos 1,9 milhões de hectares por ano.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: