Lamborghini

A Lamborghini é um fabricante de automóveis desportivos de luxo e de alto desempenho para competir com a Ferrari com sede no município italiano de Sant’Agata Bolognese, nas imediações de Bolonha. A companhia foi fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini (1916-1993) como uma filial da sua bem-sucedida fábrica de tractores Lamborghini Trattori S.p.A.

Ferruccio decidiu instalar-se em Sant’Agata de Bolonha e contratou uma série de engenheiros de nomeada para construir os seus carros, como foi o caso de Bizzarrini, Dallara e Stanzani.

Em 1964 foi produzido o primeiro carro Lamborghini, o modelo 350GT, que combinava um chassis desenhado por Dallara com um motor V12 concebido por Bizzarrini. O carro fez bastante sucesso e foi produzido até 1968, depois de ter sido renovado em 1966.

Ainda em 1966 foi lançado o mítico Lamborghini Miura, desenhado por Bertone e dotado também de um potente motor V12. Também este modelo foi um tremendo sucesso de vendas tendo sido produzido até 1973.

Entretanto, em 1968 tinha sido apresentado o Lamborghini Islero, destinado a substituir o 400 GT, que havia surgido como desenvolvimento do 350GT. Também em 1968 apareceu o Lamborghini Espada, o primeiro carro da marca com capacidade para quatro pessoas. Dois anos depois o Islero foi substituído pelo Lamborghini Jarama.

Em 1972 o Lamborghini Urraco permitiu à marca italiana entrar no segmento dos pequenos super-carros. Ainda nesse ano a Lamborghini vendeu 51 por cento das suas acções a um empresário suíço, com os restantes 49 por cento a serem entregues a outro suíço em 1974.

Pelo meio, em 1973 o Miura foi substituído por um outro modelo que também fez história no mundo dos carros de características desportivas, o Lamborghini Countach. Este carro tinha um design extremamente angular e aerodinâmico e estava dotado de um potente motor traseiro de 4000 cc e 12 cilindros em V. O carro foi produzido com estas características até 1988, ano em que o motor passou a ter uma cilindrada de 5000cc. No entanto a empresa estava há muito em dificuldades financeiras e em 1981 tinha sido vendida aos irmãos Mimram, que revitalizaram a marca.

Nesse sentido em 1981 surgiu o Lamborghini Jalpa, que teve por base o Urraco, e em 1982 o Lamborghini LM002, uma novidade na marca, já que se tratava de um veículo de ALLROAD. Este jipe estava dotado de um motor Countach.

Em 1987 a marca norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini e para além do substituto do Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1. A estréia nesta competição automobilística ocorreu em 1989, mas nunca teve sucesso.

Já o substituto, do Countach, o Diablo, foi apresentado em 1990 e conheceu um grande sucesso, mantendo-se em produção para além do ano 2000. Nesta altura, já a Lamborghini tinha passado para as mãos do grupo alemão Volkswagen, o que aconteceu em 1998, tendo ficado associada à marca Audi.

 

Ferrucio Lamborghini era um rico construtor de tratores e fazendeiro, e como a maioria da nata da sociedade na época, ele utilizava automóveis da marca Ferrari.

Porém, Ferrucio sempre reclamava da embreagem das Ferraris. Um dia, Ferrucio foi reclamar à Enzo Ferrari, criador da montadora homogênea.

Tratado com displicência por Enzo, recebeu a mais ou menos seguinte resposta: “você não sabe dirigir Ferraris, porque você é apenas um simples fazendeiro!”. Ferrucio, sentindo-se ofendido respondeu: “Eu criarei uma marca melhor que a sua!”.

Alguns anos depois, Ferrucio apresentou seu primeiro protótipo, o 300 GT, que transformaria-se no primeiro carro de produção da Automobili Lamborghini, o 350 GT.

Alguns Modelos Da Lamborghini:

Diablo VT Roadster Momo Edition (1999)

Diablo GTR (2000)

Diablo Millennium Roadster (2000)

Diablo VT 6.0 (2000 à 2001)

Murciélago ( Comercializado a partir de 2002)

Gallardo (2003)

Murciélago 40th Anniversary (2003)

Lamborghini Murciélago Roadster

Lamborghini Murciélago R-GT

Lamborghini Murciélago LP640 (2006)

Lamborghini Gallardo Spyder (2006)

Lamborghini Gallardo Superleggera (2007)

Lamborghini Reventón (2008)

Lamborghini Alar Concept (2008)

Lamborghini Gallardo LP560-4 (2008)

Lamborghini Miura Concept (2008)

 

Lamborghini Diablo GTR   Lamborghini Morciélago   Lamborghini Gallardo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: