Rolls-Royce

Rolls-Royce é uma empresa inglesa que tornou-se famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos do mundo, também é uma fabricante de motores para aviação. Foi fundada por Frederick Henry Royce e Charles Stewart Rolls em 15 de março de 1906 como resultado de uma parceria formada em 1904.

Em 1884, Frederick Henry Royce fundou uma auto-elétrica. Em 1904 fêz seu primeiro carro, um “Royce”, na sua fábrica em Manchester. Em 1904 conheceu o vendedor Charles Stewart Rolls para discutirem o desejo mútuo de criar um tipo especial de carro.

Dois anos depois o Silver Ghost entrou em linha de produção em Derby, efetivamente confirmando seu status como fabricante dos melhores carros do mundo. Durante as próximas duas décadas mais de 6.000 destes carros de seis cilindros foram adquiridos por motoristas ricos. Entre os proprietários estavam industriais, realeza e uma nova geração de milionários – estrelas de cinema.

Tudo sobre estes carros revela classe. Desde a magnífica mascote “Espírito de Êxtase”, ao suntuoso interior estofado. Do silencioso som do motor, ao abafado som emitido ao fechar a porta do carro.

O mais novo modelo da Rolls-Royce é o Phantom. Seu motor V12, 6.75 litros quase silencioso tem uma velocidade máxima de 240 km/h e produz força o suficiente para envergonhar a maioria dos carros esportivos. Não que seus ocupantes fossem se sentir mal por isso.

Atualmente, a Rolls-Royce pertence ao Grupo BMW.

Em 1971 a Rolls-Royce foi dividida após vários problemas no desenvolvimento do motor de jato RB211, tendo por resultado a estatização da companhia. Em 1973, o governo britânico vendeu a divisão de carros para que a Rolls-Royce Limited se concentrasse na produção de aero-motores, a divisão de carros ficou sendo a Rolls-Royce Motors, que veio a ser adquirida pela empresa britânica Vickers em 1980. A Rolls-Royce Limited continuou como uma companhia estatal até 1987 quando foi privatizada, tornando-se a Rolls-Royce plc.[1]

Em 1998 a britânica Vickers decidiu vender a divisão de carros, e para aquisição a mais cotada foi a BMW, que já fornecia os motores e outros componentes para os carros da Rolls-Royce, ela deu um lance de £340 milhões, que foi superado pela Volkswagen que ofereceu £430 milhões. Porém a Rolls-Royce plc, detentora dos direitos da marca, decidiu que licenciaria determinadas marcas registradas essenciais (o nome e a logo da Rolls-Royce) não para a VW, mas sim para a BMW, com quem tinha tido recentemente negócios em comum. Mas a VW havia comprado os direitos sobre o mascote “Espírito de Êxtase” e a forma da grade do radiador, mas faltaram os direitos ao nome Rolls-Royce a fim de construir os carros. Do mesmo modo, para a BMW faltaram os direitos à grade e ao mascote. Como opção para o empasse, a BMW licenciou o nome e a logo “RR” por £40 milhões. A VW afirmou que de qualquer maneira só queria mesmo o modelo Bentley, que em termos de vendas este era o modelo mais forte.

BMW e VW chegaram a uma solução, de 1998 a 2002, a BMW continuaria a fornecer os motores para os carros e permitiria o uso das marcas, mas este acordo terminaria em #1 de janeiro de 2003, a partir dessa data somente a BMW poderia chamar seus carros de “Rolls-Royces”, e a divisão anterior da Rolls Royce/Bentley da VW construiria somente os carros chamados “Bentley”. O Rolls Royce conversível chamado Corniche parou de ser produzido em 2002.

A parte automobilística hoje é controlada pela BMW e a parte de aero-motores pelo grupo inglês Vickers.

São atualmente os carros mais caros que existem, somente pessoas com grandes quantias de dinheiro podem adquirí-los. Mesmo assim a encomenda deve ser feita com no mínimo três meses de atence

dência.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: