Computador mais veloz da Europa foi ligado

Máquina está ligado a um sistema de simulação aérea e é capaz de realizar 46,6 bilhões de operações por segundo. O Centro Alemão de Aeronáutica e do Espaço colocou esta terça-feira em funcionamento o computador mais rápido da Europa, que está ligado a um sistema de simulação aérea e é capaz de realizar 46,6 bilhões de operações por segundo, escreve a Lusa.

 

«O sistema permitirá verificar as características e os riscos técnicos, económicos e ecológicos dos aviões durante o processo de desenho», assegurou Joachim Szodruch, da direcção da instituição, que tem sede em Braunschweig, no centro da Alemanha.

O computador, que representou um investimento de 30 milhões de euros, é propriedade do Centro Alemão de Aeronáutica e do Espaço, da companhia Airbus e do estado federado alemão da Baixa Saxónia, estando integrado no sistema do Centro para Aplicações Informáticas na Engenharia Aero-Espacial.

«Com este computador, coloca-se à disposição de cientistas e engenheiros uma plataforma de investigação única para o futuro do tráfego aéreo», assinalou ainda Joachim Szodruch.

O sistema, que tem uma capacidade equivalente à de seis mil computadores pessoais, foi fabricado pela T-Systems e apenas é superado por um simulador colocado em funcionamento pela companhia Boeing na Índia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: