Será que a farinha de trigo explode?

Pois bem, a farinha explode mesmo, não como dinamite ou fogos de artifício,  não irá ver um carro bomba de trigo, mas ele é capaz de atear fogo a um depósito. Na verdade a farinha pode ser usada para acender outras substancias de difícil combustão, há quem use para ascender o churrasco no final de semana – não se recomendando isso.

Acontece pelo seguinte motivo:

A farinha de trigo é composta principalmente por amido. O amido é um carboidrato, ou seja, é composto de moléculas de açúcar em cadeia. O açúcar é um material que queima bem rápido, em sua forma pura derrete.
A farinha e muitos outros carboidratos tornam-se explosivos quando ficam suspensos no ar como pó.
Basta cerca de 50 gramas de pó por metro cúbico de ar para que a mistura torne-se inflamável. Os grãos de farinha são tão pequenos que podem pegar fogo instantaneamente. Quando um grão pega fogo, ele queima outros grãos ao seu redor e a chama pode se alastrar por uma nuvem de poeira com uma força explosiva. Praticamente todos os pós de carboidrato, incluindo açúcar, mistura para pudim, serragem fina etc, explodem ao serem queimados.Basta uma pequena faísca ou fonte de calor para incendiar a poeira no ar e o negócio todo pegar fogo.Claro, não é algo tão fácil de acontecer, porém, de fato acontece.
Existe até um receita que fala como fazer CHUD – material para incendiar outros materiais de difícil combustão.

     Materiais:

*Farinha de trigo
*Qualquer líquido inflamável

    Procedimento:

    Misture em uma tigela os ingredientes na proporção de: 2/3 de farinha de trigo para 1/3 do líquido inflamável qualquer, até que vire uma massa consistente. Para o líquido, é recomendável um de baixa evaporação como removedor ou gasolina.

    Funcionamento:

    Chud é muito usado para acender substâncias de difícil combustão como magnésio e outras, ou bombas necessitam de tempo para explodir como a de Carbonato de Cálcio. O chud não é uma bomba é um composto que queima por muito tempo é usado para detonar bombas maiores, é usado como complemento em outras bombas, ou acender a churasqueira no domingo!!

ATENÇÂO: Não recomendo, não testei e não me responsabilizo por qualquer esperiência feita com essas informações. Não se brinca com fogo pequeno gafanhoto.
A partir de agora você nunca mais verá o trigo da mesma forma.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: