Cientistas desenvolvem novo teste de identificação humana

Investigadores norte-americanos anunciaram hoje terem desenvolvido um novo teste de identificação humana mais rápido e possivelmente mais barato do que as análises de ADN. O teste poderá converter-se numa nova arma ao dispor da polícia, dos médicos legistas e dos militares, embora ninguém espere, nem mesmo os seus promotores, que venha a substituir as análises de ADN. O novo método baseia-se na análise dos anticorpos, que são basicamente proteínas usadas pelo corpo para se defender de vírus ou desempenhar tarefas fisiológicas de rotina. Cada pessoa tem um «código de barras» de anticorpos único a que é possível aceder a partir do sangue, saliva ou outros fluidos orgânicos.

«O ADN é um código físico que descreve uma pessoa… e os anticorpos também, de muitas formas», afirma Vicki Thompson, engenheira química do Laboratório Nacional de Idaho que trabalha há dez anos neste projecto.

Os cientistas garantem que um perfil de anticorpos pode dar resultados mais rápidos e mais baratos, além de poder ser efectuado no próprio local com treino mínimo.

A detentora da patente é a Identity Sciences LLC, em Alpharetta (Georgia), que conta poder fornecer kits de testes e formação às entidades interessadas a partir do Outono de 2009.

Segundo Ken Haas, responsável da empresa, os testes de anticorpos podem reduzir o número de análises de ADN necessárias numa investigação, poupando tempo e dinheiro.

Mas para já, a não existência de um banco de dados nacional de anticorpos representa um importante revês para a aplicação generalizada deste novo método.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: